XXIII Encontro Nacional Opel Clássico

Decorrendo no fim-de-semana de 22 e 23 de abril na zona Centro, o COCP realizou o seu 23º Encontro Nacional.

A cidade de Leiria acolheu, no sábado, a cerca de vintena de Opelistas que se deslocaram nos seus belos clássicos, desde os anos 50 (Olympia Rekord), aos anos 60 (Kadett A CarAvan e Kadett B), 70 (Ascona A 1,9SR), 80 (Ascona C) e 90 (Kadett E); a esta bela colecção, juntou-se um futuro clássico: o Signum (uma versão do Vectra).

A concentração dos participantes deu-se nas instalações do concessionário Opel, a Auto-Industrial, onde fomos gentilmente recebidos pelo Sr. Renato Pereira, tendo o agradável convívio sido complementado pela visita ao stand, onde se exibiram os mais modernos modelos da Marca.

A caravana rumou então ao estádio de Leiria, para estacionamento das viaturas antes da subida para a visita ao Castelo. Ultrapassada a dificuldade causada pela indisponibilidade do ascensor panorâmico, os Opelistas meteram pés ao caminho subindo a encosta para disfrutar de uma interessante visita a este monumento nacional, onde uma exposição descrevia a história da zona e dos seus povoamentos.

Após a rápida descida (para baixo, todos os santos ajudam), a comitiva recuperou forças num excelente almoço no restaurante Meeting, onde a sala privativa proporcionou um excelente ambiente.

O programa da tarde iniciou-se com duas interessantes visitas, nomeadamente:

Museu de Leiria

Este belo espaço museológico descreve a história da Cidade, desde os “tempos dos dinossauros” até aos dias de hoje, com um espaço especial dedicado ao importante Pinhal de Leiria, mandado plantar pelo Rei D. Dinis, e que hoje ainda resiste.

Moinho de Papel

Localizado perto do Museu de Leiria e situado num agradável parque junto ao rio Lis, esta estrutura conta a história do papel e das várias tecnologias empregues no seu fabrico. Dispõe ainda de vários equipamentos, como trituradoras para grão, aproveitando a correnteza do rio que por ali passa, movendo uma roda de pás.

Findas as visitas da tarde, a caravana dirigiu-se ao hotel Eurosol para a realização da 16ª Assembleia Geral, onde foi apresentado e aprovado o Relatório de Atividades e Contas, bem como o Parecer do Conselho Fiscal, e abordados vários assuntos de interesse para o nosso Clube.

O primeiro dia do EN 23 encerrou-se com o jantar no restaurante A Grelha, recuperando-se as forças depois de um dia bem preenchido.

No domingo, a caravana dirigiu-se à Batalha, para a visita ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, em homenagem à batalha de Aljubarrota e à recuperação da nossa independência.

A imponente arquitetura, acompanhada com uma não menos imponente estátua de D. Nuno Álvares Pereira, a carga histórica, e a beleza de todo o conjunto monumental, ofereceram aos Opelistas uma manhã de excelente visita cultural.

Para terminar mais esta bela jornada de confraternização do COCP, almoço no restaurante D. Duarte, para uma tranquila refeição e (mais) uns bons momentos de convívio, seguido de regresso às suas origens.

Ficam os agradecimentos aos Sócios que “fizeram” este evento do nosso Clube, ao incansável organizador Fernando Gomes, sempre solícito a resolver as dificuldades inesperadas e ao Renato Pereira da Auto-Industrial que, apesar das vicissitudes, nos recebeu com toda a gentileza e galhardia.